17 de Dezembro de 2017
     

Pesquisa Rápida

Hyundai lança a ix25

Hyundai lançará SUV compacto ix25 no Salão do Automóvel

Produção em Piracicaba (SP) começa cerca de um mês depois.
Modelo também é chamado de Creta em alguns mercados onde é vendido.

Hyundai Creta (Foto: Divulgação)

A Hyundai será mais uma marca a entrar no segmento de SUVs compactos no Brasil. Durante o evento de lançamento do HB20 com motor 1.0 turbo, o diretor de marketing da marca, Cassio Pagliarini, afirmou que o ix25, ou Creta, em alguns mercados, será apresentado ainda este ano. “Vamos mostrar o carro em novembro, no Salão de São Paulo. Mas as vendas só começam cerca de um mês depois”, disse.

O ix25/Creta tem produção e comercialização na Índia e na China, e já teve a chegada confirmada na Argentina e no Uruguai. Ele tem porte semelhante ao de Honda HR-V, Jeep Renegade e Ford EcoSport, com 4,27 m de comprimento e 2,59 m de entre-eixos.

Ainda há uma série de indefinições envolvendo o modelo, que chega para brigar em um dos segmentos mais agitados do mercado brasileiro. “O nome as versões e o pacote de equipamentos ainda estão em aberto”, comentou Pagliarini. Outra questão que deve ser definida mais próxima do lançamento é o preço.

Certa mesmo é a produção do modelo na fábrica que a marca possui em Piracicaba (SP), que já passa por pequenas adaptações. “O que vai mudar na fábrica é a programação dos robôs que montam o veículo e a parte de estamparia”, afirmou Cassio Pagliarini, diretor de marketing da marca.

Sob o capô, o ix25 ou Creta, nomes que o modelo recebe nos mercados em que é vendido, terá o já conhecido 1.6 de 128 cavalos, que já equipa o HB20. A transmissão também deve ser compartilhada com o compacto, e pode ser manual ou automática, sempre de seis marchas.

Hyundai Creta (Foto: Divulgação)

Ritmo acelerado
Com capacidade de produção de até 180 mil veículos por ano, a fábrica de Piracicaba opera em três turnos, quase em capacidade máxima. “Nossa expectativa de produção até o final do ano está na casa das 170 mil unidades”, afirmou Eugênio Cesare, diretor geral da planta do interior paulista. Isso daria uma margem, ainda que pequena, para implantar um novo modelo.

A solução para conseguir introduzir um novo produto em uma fábrica com pequeno índice de ociosidade também passa por aumentar o ritmo de produção. “É possível passar de 34 [carros produzidos] para 37 carros por hora, por exemplo”, disse o diretor de marketing.

Também está programada para agosto a inauguração de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Piracicaba, com investimentos de R$ 100 milhões. “O centro será destinado ao desenvolvimento de motores com tecnologia flex, mas também poderá ajudar com novos produtos”, disse Cesare.

Modelo flagrado
Unidades do ix25/Creta já rodam em testes no Brasil. Ao menos duas delas foram fotografadas, ainda com camuflagem pesada, rodando nas proximidades da fábrica, em Piracicaba.

O modelo deve compartilhar alguns componentes com o HB20, porém, segundo Pagliarini, a plataforma é diferente. "A Hyundai possui arquiteturas diferentes para carros e SUVs", completou.

Três dias após a publicação desta reportagem, a Hyundai enviou ao G1 a seguinte nota: "A Hyundai e seu diretor de Marketing, Cassio Pagliarini, informam que não há qualquer confirmação sobre a presença do modelo ix25/ Creta no Salão do Automóvel de São Paulo e nada se pode afirmar sobre a comercialização deste modelo no Brasil".

Hyundai ix25/Creta em testes no Brasil (Foto: Ezequiel Rojas / VC no G1)

 

.

.

.

.

 
Copyright © 2007 - 2017
www.IndaCarros.com.br